Estudo do Hospital de Clínicas aponta que rir pode fortalecer o coração de pacientes cardíacos

Foto: iStock

Uma pesquisa realizada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre descobriram que assistir a filmes de comédia pode ser tão benéfico quanto exercícios físicos para pacientes com problemas cardíacos.

Em um estudo de três meses envolvendo 26 participantes, aqueles que assistiram a comédias demonstraram uma melhora significativa na capacidade funcional do coração, comparável à reabilitação cardíaca tradicional.

Segundo o portal GZH, o experimento dividiu os pacientes em dois grupos: um assistiu a documentários e o outro a comédias, com sessões duas vezes por semana. Rosane Maria Nery, doutora em Ciências Cardiológicas e coordenadora do estudo, destacou que o humor não apenas elevou a capacidade funcional dos pacientes em cerca de 10%, mas também se mostrou um método de reabilitação acessível e eficaz.

A pesquisa também observou os efeitos fisiológicos do riso, como o aumento da frequência cardíaca e a melhoria na respiração, enfatizando que uma risada forte pode mobilizar músculos do corpo de forma benéfica para o coração. Além disso, a risada provou ser contagiosa, contribuindo para um ambiente positivo durante as sessões.

A pesquisa foi conduzida com uma média de idade dos participantes em torno de 64 anos.