Foto: Reprodução
O Corinthians foi multado em R$ 50 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por provocações de seus torcedores contra gremistas e gaúchos, durante o confronto entre as equipes pela Copa do Brasil, no dia 31 de julho.
Os atos julgados eram referentes à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano. A decisão, tomada em primeira instância, foi confirmada pelo Pleno nesta quinta-feira (24).
Em dado momento da partida, alguns torcedores do clube paulista insinuaram gestos de natação em direção à torcida do Grêmio, e um torcedor chegou a gritar “vai chover”. Por esses atos, o Corinthians foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica”.
O Corinthians argumentou que as ações não configuravam discriminação contra um grupo étnico, como previsto no artigo. Porém, a Procuradoria defendeu que a comoção causada pela enchente afetou os gaúchos como um grupo, justificando a punição.
“A tragédia climática uniu a sociedade, e naquela situação os gaúchos formavam um grupo com identidade própria, assim como os nordestinos são reconhecidos como grupo étnico”, afirmou o Procurador-Geral do STJD, Paulo Dantas.
A decisão do tribunal é definitiva e o ocorrido não cabe mais recurso na Justiça Desportiva brasileira.