Foto: Reprodução
O Farroupilha venceu o Rio Grande, de virada, na tarde deste domingo (13) em uma partida que reservou emoção até os minutos finais. A festa do Fantasma, entretanto, acabou de uma maneira que não era esperada, na delegacia. Após o apito final, uma confusão generalizada foi registrada e o clube de Pelotas afirma que a presidente Adriana Costa teria sido agredida por um atleta do Vovô.
Após o apito final do árbitro Anderson da Silveira Farias, um princípio de confusão foi registrado entre os jogadores. Quando a situação parecia controlada, o técnico do Rio Grande, Cláudio Júnior, deitou-se em campo, alegando ter sido agredido. Minutos depois, uma nova briga foi iniciada.
O que diz a súmula
Segundo registrado em súmula, o primeiro confronto teve início após integrantes da comissão e diretoria do Farroupilha entrarem em campo para comemorar a vitória, o que resultou em um descontentamento dos atletas do Rio Grande. Em meio a confusão, o técnico Cláudio Júnior foi ao chão e pediu o atendimento da ambulância.
Segundo Anderson Farias, o vice-presidente da equipe visitante foi ao encontro da arbitragem relatando que Cláudio havia sido agredido e indagou como procedia para a realização de um boletim de ocorrência. “Fui até o técnico que se encontrava ainda deitado no gramado, não constatei nenhum sangramento e o médico informou que estava tudo sobre controle, logo em seguida o treinador levantou e se encaminhou com a Brigada Militar para fora do estádio“, relatou o árbitro.
Ainda segundo a súmula, em um segundo momento, diversos jogadores e dirigentes da equipe do Rio Grande iniciaram um novo tumulto generalizado, desferindo empurrões entre si, e alguns jogadores já estavam, inclusive, sem uniformes de jogo. Quando a confusão ficou mais acalorada, o árbitro afirma que foi notada a presença de pessoas sem identificação de nenhuma equipe no meio da briga.
“Observei que uma mulher com a camisa vermelha da equipe do Farroupilha jogou uma garrafa de água na direção dos atletas da equipe do Rio Grande e logo depois foi em direção ao jogador da equipe do Rio Grande camisa número 10, Rafael Moraes Lemos, e desferiu um chute na suas pernas“, relata Farias no documento.
Em súmula ainda é relatado que, ao sair de campo, a arbitragem foi procurada pela presidente da equipe do Farroupilha, que informou ter sido agredida com uma voadora no braço direito de um torcedor que havia invadido o campo de jogo.
O que diz o boletim de ocorrência
Segundo boletim de ocorrência, Adriana Costa aponta o zagueiro Leo Salles como autor da agressão. Segundo ela, o jogador estaria tentando ‘agredir todos ao seu redor e tentando acertar seu marido [o vice-presidente de futebol Fábio Costa]’. Foi então que o jogador teria acertado uma voadora em seu braço. A presidente do Farroupilha realizou corpo delito, o qual constatou lesões.
Segundo o depoimento de Leo, que tem contrato com Vovô porém não atuou pelo Rio Grande na partida deste domingo e assistiu a partida da arquibancada, ele teria tentado apartar a confusão. O atleta nega ter cometido agressão.
Pronunciamento
O Farroupilha divulgou uma nota relatando e repudiando o caso. “O Grêmio Atlético Farroupilha considera inadmissível qualquer tipo de violência no esporte, especialmente quando dirigida a uma mulher que representa com dignidade e empenho o nosso clube. Esse comportamento não pode ser tolerado, e esperamos que as autoridades cometentes tomem as devidas providências para que o responsável seja punido com o rigor que o caso exige“.
Já Rio Grande não se pronunciou oficialmente sobre o caso até o fechamento desta matéria.