Foto: Divulgação/ESPM
A ESPM anunciou que não abrirá mais vagas para os cursos de graduação em Porto Alegre, encerrando as últimas turmas de Publicidade e Design ainda em andamento. Outros cursos como Administração, Design de Moda, Jornalismo e Relações Internacionais já haviam sido descontinuados no ano passado.
Os alunos atualmente matriculados terão suas aulas mantidas na unidade da Rua Guilherme Schell, no bairro Santo Antônio, até a conclusão de seus cursos, conforme assegurou a instituição.
A ESPM de Porto Alegre, que não será fechada, irá focar exclusivamente em pós-graduação, extensão e educação executiva. Segundo comunicado, a decisão reflete a “redução substancial no número de candidatos nos últimos anos”, situação comum no setor educacional do Estado.
O último vestibular, realizado no início deste ano, não atingiu o número necessário de aprovados, levando ao cancelamento das etapas de inverno e verão. Um dos fatores, seria o alto valor das mensalidades. Comparado com a PUCRS, os cursos de Publicidade e Design custam o dobro do valor por mês.
Veja a nota da ESPM
A ESPM informa que, em virtude da redução substancial do número de candidatos ao longo dos últimos anos – uma realidade não apenas da escola, mas já conhecida no estado – não abrirá novas turmas para os cursos de graduação em Porto Alegre. A decisão tem como propósito ajustar a oferta à demanda local.
Com isso, o campus de Porto Alegre passa a integrar o direcionamento estratégico de expansão da ESPM mantendo sua atuação local em cursos de pós-graduação, extensão e educação executiva, assim como acontece nas praças como Florianópolis, Curitiba, Goiânia e Salvador.
A medida não acarreta qualquer prejuízo aos alunos matriculados ou ao corpo docente, com a manutenção das aulas das turmas de graduação já em curso até a formatura ou transferência voluntária para os campi de São Paulo ou do Rio de Janeiro.