Foto: Divulgação
A professora Janice Appel, do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), foi eleita presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) para o mandato 2025-2026. A aclamação ocorreu na última quinta-feira (26), durante o 33º Encontro Nacional da Anpap.
Janice destacou a importância de sua nomeação para a FURG, mencionando que a Anpap é o órgão mais relevante para pesquisadores em artes plásticas no Brasil. “Trazer essa representatividade para a FURG é fundamental para fomentar a pesquisa e a excelência acadêmica em nossa instituição“, afirmou.
A chapa liderada por Janice também inclui a professora Luísa Angélica Paraguai Donati (PUC-Campinas) como vice-presidente, além de professores de diversas universidades federais, que ocuparão cargos na secretaria e tesouraria da gestão.
A chapa enfatizou, em sua carta de apresentação, a necessidade de promover uma visão descentralizada e multifacetada das artes visuais no Brasil, abordando questões geográficas e ambientais, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas no sudeste. A nova liderança da Anpap pretende trazer essas questões para o centro dos debates artísticos.
Embora a FURG ainda não possua programas de mestrado ou doutorado em artes plásticas, Janice e outros docentes do ILA conduzem pesquisas importantes na área, como o grupo “Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros”, liderado pela própria professora. Vários outros docentes da FURG também integram a Anpap, fortalecendo a presença da universidade na organização.
O Encontro Nacional da Anpap é um dos eventos mais importantes da associação, reunindo pesquisadores para debater os rumos da arte e da pesquisa no Brasil. A próxima edição, em 2025, será realizada na cidade do Rio Grande, nas instalações da FURG, marcando a primeira vez que a universidade sediará o evento.