Foto: Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou um aumento significativo no policiamento e nas operações nas rodovias federais do Rio Grande do Sul para o feriado prolongado do Dia do Gaúcho. De 19 a 23 de setembro, o efetivo será ampliado, com foco na prevenção de acidentes e combate à criminalidade.
Especificamente, haverá uma ênfase nas operações contra a embriaguez ao volante, ultrapassagens perigosas e outras infrações de alto risco, que aumentam a probabilidade de acidentes graves. A PRF também planeja intensificar as ações de combate ao crime, visando prender criminosos, recuperar veículos roubados e apreender armas, drogas e mercadorias ilegais.
Durante o feriado, espera-se um aumento no fluxo de veículos, especialmente nas vias de acesso à capital. Para evitar congestionamentos, os motoristas são aconselhados a viajar antes do meio-dia de quinta-feira (19) ou após o meio-dia de sexta-feira (20) e retornar antes do meio-dia de domingo (22) ou na segunda-feira (23).
A PRF não implementará restrições especiais de tráfego durante o feriado, mas enfatiza a importância de verificar a documentação do veículo e do condutor, além de inspecionar itens de segurança como freios, pneus e iluminação antes de pegar a estrada. Recomendações adicionais incluem não consumir álcool antes de dirigir, obedecer à sinalização e limites de velocidade, e evitar distrações como o uso de celular ao volante.
Os motoristas envolvidos em acidentes sem vítimas são encorajados a retirar os veículos da pista e registrar o ocorrido online, enquanto em situações com feridos, devem sinalizar o local e notificar a PRF imediatamente.