Foto: Michel Corvello/Ascom
A Prefeitura de Pelotas firmou, nesta quinta-feira (26), contrato administrativo com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para formação de diretores da rede municipal. A medida tem por objetivo qualificar e aprimorar os processos de seleção dos gestores escolares, que já está em andamento nos estabelecimentos de ensino do município. A carga horária é de 240 horas e as aulas, com início previsto para 19 de outubro no campus Cavg, por tutores da instituição.
“Parceria com o IFSul é garantia de qualidade de formação, e para nós é muito importante termos diretores com conhecimento efetivo de sua tarefa, porque se vê a qualidade da escola na porta, uma boa direção deixa marcas na escola, externa e internamente, na qualidade de ensino e na questão pedagógica, e por isso é fundamental a quem se dispõe a participar do processo de escolha para dirigir uma escola ter acesso a esse curso de formação, isso é busca por qualidade de ensino”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
Presente ao ato de assinatura do contrato, no gabinete da prefeita, o reitor Flávio Nunes ressaltou a importância da qualificação e defendeu a expansão da parceria com a rede municipal de ensino para além do processo de escolha dos diretores de escolas. “Sei por experiência própria e da minha irmã, diretora de uma escola estadual, quando se sabe como fazer as coisas, torna tudo mais tranquilo e é possível melhorar o que deve ser oferecido aos estudantes”, disse.
Estão inscritos 125 candidatos para concorrer nas eleições para diretores das escolas da rede municipal de ensino, previstas para dezembro. No momento, o processo está em segunda etapa, voltada para a formação dos concorrentes. Após o curso, os aprovados serão submetidos à consulta popular.