Foto: Alex Rocha / PMPA
A prefeitura de Porto Alegre decretou passe livre no transporte público para o próximo dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais, quando os eleitores escolherão os novos prefeito e vereadores para o mandato de 2025 a 2028. A medida também se aplicará no dia 27 de outubro, caso haja segundo turno para prefeito.
O decreto, publicado na edição-extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) na última sexta-feira, confirma que todos os passageiros poderão utilizar o serviço gratuitamente, sem a necessidade de mostrar título eleitoral ou qualquer outro documento.
Para garantir o transporte adequado durante os dias de eleição, a Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade planeja aumentar a oferta de viagens em 40%. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificará a fiscalização e orientação aos usuários.
Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) lançou a campanha “Venha reconstruir o estado com a força do seu voto” em 18 de setembro, visando incentivar a participação eleitoral e fortalecer o processo democrático.
A Justiça Eleitoral local, mesmo após os desafios trazidos pelas enchentes de maio, conseguiu garantir a infraestrutura necessária para o pleito, incluindo a obtenção de 6,5 mil urnas eletrônicas emprestadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).