Foto: Divulgação/PMPA
Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre entregará o relatório final do Plano de Ação Climática da cidade.
Este plano é resultado de um compromisso firmado durante a COP26 em Glasgow, onde Porto Alegre se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 e a neutralizá-las completamente até 2050.
O documento, desenvolvido desde março de 2023, serve como um guia para minimizar os impactos climáticos e sugere adaptações em áreas sociais, econômicas, ambientais e territoriais.
A elaboração do plano contou com a colaboração de todas as secretarias municipais e consultoria técnica da WayCarbon em consórcio com o Iclei América do Sul. Uma das etapas importantes foi a criação de um inventário de riscos e vulnerabilidades da cidade, identificando as principais ameaças como tempestades, inundações e ondas de calor, além das maiores fontes de poluição.
O plano propõe 30 ações estratégicas, das quais 13 já estão em andamento, segundo o documento. Entre elas estão a implementação de um centro de monitoramento climático, um plano de preparação e mitigação, além de iniciativas para aumentar a arborização em áreas urbanas, como o viveiro municipal e o plantio inteligente.
O secretário de Meio Ambiente, Germano Bremm, informou que o relatório será convertido em projeto de lei para ser avaliado pela Câmara Municipal.