Foto: Paulo Rossi/Sesc
A partir de segunda-feira (9), jovens de 15 a 18 anos poderão se inscrever para o programa Orquestra Jovem Sesc em Pelotas. Os encontros iniciarão em janeiro de 2025 e os estudantes podem escolher entre os cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sesc, onde também está disponível o edital completo.
Os requisitos para concorrer às bolsas de estudos – que concederão R$600 por mês aos alunos selecionados, durante um ano com possibilidade de prorrogação por até quatro anos – são: conhecimento prévio em leitura de partituras e na prática do instrumento escolhido; estar regularmente matriculado em uma escola pública ou privada ou apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio; responsável e/ou candidato devem comprovar renda familiar de até dois salários mínimos nacionais por pessoa do núcleo familiar; ter, ao menos, 12 horas livres por semana para se dedicar à Orquestra Jovem Sesc; ser residente da cidade de Pelotas; e preferencialmente dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
Além da ajuda de custo mensal, os músicos também receberão lanches e transporte para participação das aulas do projeto, previstas para acontecer em três dias da semana, no Sesc Pelotas, no turno da tarde, das 13h30 às 17h30. Os benefícios visam evitar a evasão escolar de adolescentes e jovens que, por motivos socioeconômicos, acabam precisando migrar para o mercado de trabalho antes de concluir os estudos e/ou de seguir em atividades culturais.
Até 25 de outubro, os candidatos serão comunicados sobre suas datas e horários para audições, onde deverão apresentar uma peça de pelo menos dois minutos no instrumento pretendido. A comissão avaliará a habilidade técnica a partir da articulação, expressividade da execução, uso adequado da dinâmica, afinação, postura corporal adequada ao instrumento e interpretação correta dos símbolos musicais. Os alunos aprovados serão divulgados no site do projeto e terão de 28/11 a 13/12/2024 para realizar a matrícula presencialmente na Unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e, aos sábados, 08h às 11h45.
A manutenção da bolsa de estudos depende de não haver falta injustificada, com frequência mínima de 75% durante todo o curso, que terá semestres de janeiro a junho e de julho a dezembro, ter aproveitamento satisfatório no avanço das aulas, além de cumprir as normas e regramentos do Manual do Aluno Orquestra Jovem Sesc Pelotas, que será entregue a cada estudantes no início das atividades.