Foto: Reprodução/Bate-Papo Astronômico
O observatório do Bate-Papo Astronômico, localizado em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, documentou uma notável atividade elétrica na região, com 640 descargas elétricas detectadas entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (25).
Em um intervalo notavelmente curto, das 9h às 9h30, mais de 400 raios foram registrados, o que demonstra a intensidade do fenômeno meteorológico na área. Os raios são monitorados através de radiofrequência, com capacidade de detecção em um raio de até 40 km a partir do sensor localizado no Tecnoparque.
Um desses raios atingiu o solo muito próximo do local onde está instalado o sensor, causando um estrondo tão intenso que chegou a saturar o microfone da estação, especialmente adaptado para registrar tais eventos.
Além das impressionantes descargas elétricas, o observatório também registrou um acumulado de 13 mm de chuva até às 10h45 do mesmo dia, contribuindo para um quadro completo das condições climáticas extremas vivenciadas pelo município na ocasião.