Foto: Divulgação/IPHAN
Nesta semana uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou uma visita técnica ao local onde será construída a segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116, na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Durante a visita, o consórcio responsável pela obra recebeu autorização para iniciar o desenvolvimento dos projetos e os procedimentos de avaliação ambiental.
A nova ponte, prevista para ser concluída dois anos após o início das obras, terá um investimento estimado em R$ 211 milhões.
A construção da nova ponte é uma demanda histórica da região, pois a Ponte Barão de Mauá, construída em 1930, não suporta mais o volume de tráfego atual. Como patrimônio histórico, a Ponte Barão de Mauá não pode ser alterada, impossibilitando seu alargamento ou reforço estrutural.
Com a nova ponte, o DNIT busca aumentar a capacidade de tráfego entre o Brasil e o Uruguai, facilitando o transporte de mercadorias, melhorando o fluxo de pessoas e promovendo o turismo, além de fortalecer as relações bilaterais.