IPO desmente pesquisa de intenção de voto à prefeitura de Pelotas divulgada em nome do instituto

Três cidades gaúchas terão eleições suplementares em 2022 no RS
Foto: Divulgação/TRE

O Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), responsável por diversas pesquisas públicas com fins comportamentais, publicou, no início da tarde desta quarta-feira (25), uma nota desmentindo uma publicação que mostrava uma suposta pesquisa acerca das eleições à prefeitura de Pelotas que levava o nome do instituto.

A publicação teria sido realizada em grupos de notícias da cidade no Facebook. Nela consta o enunciado “Pesquisa divulgada a pouco pelo Instituto IPO” e segue com o resultado da suposta pesquisa.

O IPO postou as imagens através de suas redes sociais e afirmou “estão utilizando indevidamente o nome do IPO – Instituto de Pesquisas de Opinião para divulgação de pesquisa falsa na cidade de Pelotas”.

O Bairrista entrou em contato com o Instituto que afirmou “Durante toda manhã do dia 25/09 a equipe do IPO foi surpreendida com muitos cards trazendo o resultado de uma “pesquisa” com o nome do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, que estava sendo divulgada em páginas com grande número de seguidores na cidade. Trata-se de uma Fake News pois IPO não realiza pesquisa eleitoral para publicação, tendo em vista que seu foco são pesquisas comportamentais. Além disso, o IPO é empresa pelotense com história e credibilidade na cidade e em todo o RS e não se envolve com pesquisas eleitorais divulgadas“.

A reportagem também acessou um dos grupos onde houve a publicação e a imagem foi apagada após ser desmentida.