Furg elege Suzane Gonçalves para reitoria em Pesquisa de Opinião

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (18) foi realizada a apuração dos votos da Pesquisa de Opinião 2024, processo serve para que a comunidade universitária da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) possa manifestar sua preferência para a futura gestão administrativa da Instituição. Na oportunidade, foi indicada com 76,38% dos votos válidos a Chapa 1, encabeçada pela professora Suzane Gonçalves, Ednei Primel (vice-reitor) e Rafael Paes (terceiro nome).

Além da comissão especial da Furg, acompanharam o processo de apuração os três nomes de ambas as chapas, além de um representante indicado por cada uma. Ao todo foram computados 4.039 votos válidos, envolvendo discentes, docentes e técnicos-administrativos em educação, o que constitui este como o maior processo de Pesquisa de Opinião da história da Furg. 

Vale ressaltar que com o resultado, a lista tríplice será enviada do Governo Federal que irá nomear os novos gestores das universidades federais com base na escolha da comunidade acadêmica.

Currículo de Suzane Gonçalves

Escolhida pela comunidade acadêmica para a reitoria, Suzane é doutora em Educação Ambiental pela FURG, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas.

É professora associada no Instituto de Educação da Furg, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação da instituição. Integra como pesquisador no grupo de pesquisa EMpesquisa: Ensino Médio em Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Líder no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Docência – GTED.

Coordenou entre 2016 e 2017 a Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na FURG. Presidente da ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, biênio 2021-2023. Diretora do Instituto de Educação da FURG, gestão 2021 – 2024. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliadores da Educação Superior – BASIS.