Foto: Reprodução
O Figueirense tomou a decisão de suspender 21 de seus sócios após participarem de uma briga no jogo contra o Caxias, válido pela 7ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, ocorrido em junho no Estádio Centenário. O confronto resultou em cenas de violência entre as torcidas.
O afastamento dos sócios, que também estão impedidos de comprar ingressos por seis meses, foi determinado após identificação pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que comunicou a 29ª Promotoria de Justiça da Comarca de Florianópolis.
A ação de suspensão visa garantir a segurança e a integridade tanto dos eventos quanto dos envolvidos e do público presente.
A confusão se iniciou após um torcedor do Figueirense fazer gestos ofensivos relacionados às recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o que acirrou os ânimos. Posteriormente, membros das torcidas organizadas de ambos os times ultrapassaram as barreiras de proteção e entraram em confronto direto, causando a paralisação temporária do jogo por cerca de três minutos até a intervenção policial para controle da situação.
Veja a nota completa do Figueirense:
“O Figueirense Futebol Clube SAF informa que na data da última sexta-feira (30/08/2024) procedeu, atendendo recomendação do MPSC, com a suspensão temporária do seu quadro de sócios-torcedores, e com o bloqueio da compra de ingressos vinculados aos respectivos CPFs, por prazo determinado de 06 (seis) meses, conforme resolução, dos 21 cidadãos identificados por meio de oficio encaminhado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul à 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, referente aos atos violentos ocorridos no Estádio Francisco Stédile (Centenário), em Caxias do Sul-RS, por ocasião da partida entre SER Caxias x Figueirense FC SAF, em 02/06/2024, pelo Campeonato Brasileiro – Série C.
As atitudes dos referidos cidadãos não representa a verdadeira torcida do Figueirense, pacífica, ordeira e alinhada aos princípios morais que sempre nortearam o “Time do Povo de Santa Catarina”.
O Figueirense repudia este e qualquer outro ato violento, praticado dentro ou fora do ambiente do futebol e se solidariza com todos os torcedores, que fazem do futebol uma grande festa e um ambiente de amizade e alegria.”