Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Em breve duas áreas verdes localizadas no Vale do Sinos passarão por um extenso processo de remoção de árvores. A ação envolve a retirada de centenas de eucaliptos, espécies exóticas consideradas invasoras fora de seu habitat natural, devido aos riscos de queda que apresentam.
Segundo Jocimar Farias, do GZH, no zoológico de Sapucaia do Sul, vinte e quatro eucaliptos serão removidos das proximidades do lago e do restaurante. Paralelamente, o Horto Florestal Padre Balduíno Rambo, localizado do outro lado da BR-116, perderá 439 árvores situadas perto do muro adjacente à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) supervisionará a remoção, que será executada pelo licitante que oferecer o maior valor, iniciando as propostas em R$ 100,9 mil, com recebimento marcado para 18 de setembro. Esta é a segunda tentativa de realizar a remoção, após uma primeira licitação sem propostas recebidas.
Além da remoção, está previsto o replantio de mudas nativas fornecidas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre, em um esforço gradual de restauração ecológica, com a quantidade e espécie das mudas definidas através de análises técnicas.
Adicionalmente, o governo do Estado segue interessado em conceder o zoológico de Sapucaia do Sul à iniciativa privada, um projeto que já foi proposto em 2018 mas ainda não encontrou proponentes em duas tentativas de licitação.