Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Estádio Olímpico Monumental, celebra 70 anos de sua inauguração nesta quinta-feira, 19 de setembro. Inaugurado em 1954, o estádio foi o palco das grandes vitórias e momentos históricos do Grêmio.
A pedra fundamental do Estádio Olímpico foi colocada na Avenida Carlos Barbosa em 28 de setembro de 1941, após uma troca de terrenos entre o Grêmio e a prefeitura de Porto Alegre, envolvendo as áreas do Moinhos de Vento e da Azenha.
O trabalho de terraplanagem teve início em 12 de dezembro de 1951. A inauguração ocorreu em 19 de setembro de 1954, com uma vitória de 2 a 0 do tricolor sobre o Nacional de Montevidéu, assistida por 35.511 torcedores, incluindo 20 mil sócios. Vitor foi o autor dos gols dessa partida memorável.
A expansão do estádio continuou até 1980 com a conclusão do anel superior. O último jogo oficial no Estádio Olímpico ocorreu em 17 de fevereiro de 2013, com uma vitória do Grêmio por 1 a 0 contra o Veranópolis pelo campeonato Gauchão.
Após a despedida do Monumental e a partida do Grêmio para a Arena, localizada no Humaitá, o estádio foi esquecido pelo clube, prefeitura e OAS. Durante o período das enchentes em Porto Alegre, o estádio ganhou vida ao se tornar um ponto de doações.
Neste ano a festa de aniversário do clube, também será realizada no antigo casarão, no dia 28 de setembro. Intitulado de o “Dia de Grêmio”, cerca de 10 mil pessoas vão participar do evento. Contudo, apesar de uma nova memória no local, o futuro do estádio ainda é incerto.