Foto: Rodrigo Chagas/Ascom
A prefeita Paula Mascarenhas e o governador Eduardo Leite visitaram o balneário Valverde no último final de semana para vistoriar o local onde será executada a obra do dique do Valverde, um dos projetos cadastrados no Plano Rio Grande de reconstrução, adaptação e resiliência climática. A obra tem como objetivo fazer a proteção do balneário em caso de enchentes. A localidade foi uma das mais afetadas pela crise climática de maio.
Paula explicou a importância da obra. “Este foi um dos locais que mais sofreu com a invasão das águas do canal São Gonçalo. Com o dique, a Praia do Laranjal estará protegida e com um sistema de drenagem completamente remodelado e modernizado. A Praia do Laranjal, atualmente, é um bairro populoso de Pelotas e precisa dessa segurança”, afirmou.
Além da elevação para quatro metros de altura de toda extensão do dique, o projeto contempla macrodrenagem, redimensionamento da casa de bombas da região, galerias pluviais e canais para auxiliar no escoamento da água, totalizando R$ 25 milhões.
O governador falou sobre o Plano Rio Grande, iniciativa estadual que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o estado em maio deste ano. “Nós vamos colocar esse projeto no Plano Rio Grande para garantir o financiamento e o recurso necessário para fazer essa obra tão importante de contenção de cheias no Laranjal, garantindo a resiliência, adaptação e resistência aos próximos eventos climáticos no nosso estado”.
Somado ao dique, mais 16 projetos do Município foram cadastrados no programa. O Plano Rio Grande contempla três eixos de atuação, com ações focadas a curto, médio e longo prazo. Os investimentos já ultrapassam mais de R$ 2 bilhões, conforme última atualização, dia 23 deste mês.
Projeto cadastrados no Plano Rio Grande
- Mureta da Estrada do Engenho
- Avenida Adolfo Fetter
- Estrada das Charqueadas
- Rua August Saint-Hillaire
- Rua Luiz Alves Pereira
- Avenida João Gomes Nogueira, com drenagem do bairro Obelisco
- Drenagem no bairro Vasco Pires
- Estrada da Colônia de Pescadores Z3
- Desobstrução da rede de esgoto no Laranjal
- Recuperação das etapas 2 e 3 do vertedouro da barragem Santa Bárbara
- Estudo técnico e diagnóstico das bacias hidrográficas, dos diques e das estações de bombeamento
- Requalificação do sistema de macrodrenagem e de proteção contra as cheias do Laranjal
- Recursos hídricos
- Inventário arbóreo
- Sistema de monitoramento hidrometeorológico, previsão e alerta para a região
- Revisão de Zoneamento (Aeian)
- Reconstrução de 21 escolas