Foto: Pexels
O Rio Grande do Sul enfrenta uma previsão de chuvas intensas e temporais ao longo desta semana, com acumulados significativos e rajadas de vento fortes em várias regiões.
A Defesa Civil emitiu um alerta para acumulados que podem variar entre 200 e 400 mm nas áreas da Campanha, Sul e Costa Doce, enquanto no Oeste, Centro, Missões e Noroeste, os volumes esperados rondam os 100 mm. Em outras regiões, os acumulados devem ser inferiores a 50 mm.
Para o restante desta segunda-feira (23), são esperadas pancadas de chuva e temporais nas áreas do Centro, Litoral Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), com volumes diários entre 50 a 90 mm, especialmente no Sul e na Campanha, além de rajadas de vento de 40 a 75 km/h.
Na terça-feira (24), a frente fria persiste, trazendo chuvas mais intensas de 80 a 150 mm, podendo superar 180 mm em algumas áreas, com ventos de 40 a 60 km/h e rajadas que podem alcançar 80 km/h devido às instabilidades.
A chuva continua na quarta-feira (25), principalmente no Sul, com volumes diários entre 50 a 140 mm. A noite promete um aumento no risco de temporais e rajadas de vento de 40 a 80 km/h conforme a frente fria avança.
Na quinta-feira (26), as chuvas se intensificam em todo o estado, com previsões de 30 a 70 mm/dia, e tempestades isoladas nas regiões do Norte e Centro. Na madrugada de sexta-feira (27), espera-se uma redução nas chuvas na metade Norte, e o tempo deve melhorar ao longo do dia devido ao avanço de um sistema de alta pressão.
A Defesa Civil recomenda precauções durante as chuvas: desligue aparelhos eletrônicos, feche portas e janelas, busque abrigo seguro e evite atravessar áreas alagadas. Em caso de emergência, contate a Defesa Civil local pelo telefone 190 ou 193 para informações sobre como proceder durante os eventos climáticos adversos.