Comissão volta atrás, corrige informação sobre aclamação e chapa de oposição afirma que entrará com recurso

Foto: Divulgação

Após anunciar, através de suas redes sociais do clube, que a chapa liderada por Gabriela David não teria cumprido os pré-requisitos necessários para a validação de sua candidatura, e que a chapa comandada por Vilmar Xavier seria aclamada nesta sexta-feira (27), a Comissão Eleitoral responsável pela eleição para direção do Brasil voltou atrás e publicou uma errata na noite desta quarta (25) corrigindo a informação. O prazo para impugnação encerra-se às 12h desta sexta-feira e a Chapa 2 afirma que entrará com recurso quanto a decisão.

A publicação do primeiro comunicado aconteceu no final da manhã de quarta-feira. Nela constava que a chapa comandada por Gabriela não havia atendido um dos pré-requisitos do Estatuto Social do Clube, neste caso, a não apresentação do número mínimo de 25 assinaturas de sócios considerados aptos. Com a não finalização do prazo de impugnação, a chapa posicionou-se contra a nota emitida pelo clube.

A gente vai recorrer porque algumas questão não estão seguindo o Estatuto. A nossa principal questão é solicitar a Comissão Eleitoral que não divulgue que haverá uma aclamação no dia 27, porque eles estão indo contra o Estatuto do clube. No Estatuto diz que até às 12 horas desse dia 27 ainda pode ocorrer uma mudança nesse cenário, então é muito cedo para que eles estejam se manifestando e manifestando apoio ainda a uma chapa que teoricamente seria aclamada“, disse Gabriela à Rádio Universidade.

A gente tinha mais do que 25 nomes, mas a gente, diferente do que aconteceu com a chapa da situação, como eles gostam de chamar, a gente não teve acesso a quem são os sócios aptos a voto. Então isso acaba que dá vantagem para ele, com certeza, e a gente contou com a avaliação das pessoas que assinaram para nós, que a gente tem acesso aos explicativos do clube, e essas pessoas constam em dia. Nós acreditamos que dentro dessas 30 a gente tenha sim essas 25 assinaturas [aptas]. Apesar de tudo isso, a gente sabe que o processo pode ter sido igualitário mas ele não foi equalitário, as duas chapas não tiveram a mesma oportunidade“, complementou.

O prazo final para recursos de impugnação acontece às 12h desta sexta-feira. No mesmo dia ocorre a Assembleia Geral onde, em caso de chapa única, haverá aclamação. O processo continua em caso de aceitação das duas chapas, com votação no sábado (28), das 8h30min às 18h.