Foto: Reprodução
A região sul do Estado enfrenta grandes acumulados de chuva desde a última segunda-feira (23), esta que não poupou nenhuma cidade de estragos. Em Jaguarão uma chuva de granizo provocou grandes danos a segunda. Segundo a Prefeitura, aproximadamente três mil casas foram atingidas, causando transtornos a cerca de 12 mil moradores. Os bairros mais afetados foram Patação, Lucas e Bela Vista.
Diante da gravidade dos danos, a Prefeitura decretou situação de emergência. Mais de 30 rolos de lona foram distribuídos até terça-feira, e muitas famílias buscaram abrigo em casas de parentes e amigos. O Rio Jaguarão quase atingiu 5 metros, chegando a 4,9 metros na quarta-feira, o que agravou a situação.
Além dos danos às residências, pelo menos mil quilômetros de estradas urbanas e rurais foram comprometidos. A partir do decreto, válido por 180 dias, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais sob a coordenação do Departamento Municipal de Proteção e Defesa Civil, permitindo ações de resposta imediata e recuperação, sem a necessidade de licitação.