Foto: Divulgação/SSP
A partir desta segunda-feira (30), a Brigada Militar de Porto Alegre começa a equipar 300 policiais militares com câmeras corporais. O evento de lançamento será realizado às 17h, no Comando de Policiamento da Capital (CPC), localizado no bairro Cidade Baixa. A expectativa é que até início de dezembro, todos os mais de 2 mil policiais do CPC estejam utilizando esses dispositivos.
O processo de implementação das câmeras será gradual, começando pelos 215 agentes do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que patrulha a região central de Porto Alegre, diariamente frequentada por aproximadamente 400 mil pessoas.
“As câmeras são fundamentais para garantir transparência nas ações policiais e melhorar a interação entre a comunidade e os policiais”, comentou o tenente-coronel Fábio Schmitt, comandante do 9°BPM.
Após a equipe inicial, os policiais do 19º BPM, que cobrem a zona leste, começarão a usar os equipamentos dentro de 15 a 20 dias. Posteriormente, os agentes do 20º batalhão, da Zona Norte, e do 1º BPM, da Zona Sul, também receberão os dispositivos. Os policiais já receberam treinamento necessário para operar as câmeras.
Conforme a licitação, 1,1 mil câmeras do modelo Axon Body serão fornecidas pela Advanta Sistemas de Telecomunicações e Serviços de Informática Ltda, incluindo mil unidades para a Brigada Militar e cem para a Polícia Civil, especialmente para grupos de elite e delegacias de homicídios.