Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta quarta-feira (4) uma revisão na bandeira tarifária vermelha para setembro, ajustando o patamar de nível 2 para nível 1. Com essa mudança, o valor adicional na conta de luz será menor do que o previamente anunciado, reduzindo o impacto do aumento para famílias e empresas.
Apesar da redução, ainda haverá um aumento na tarifa de energia. Confira as diferenças:
- Bandeira vermelha patamar 1: acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.
- Bandeira vermelha patamar 2: acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
A bandeira tarifária é acionada em períodos de baixo volume de chuvas e alto consumo de energia, com o objetivo de incentivar o uso consciente. Os valores arrecadados são direcionados a ações para combater a crise hídrica.
A Aneel explicou que a correção foi necessária devido a ajustes no programa Mensal de Operação (PMO), administrado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A agência também informou que abrirá processos de fiscalização para auditar os procedimentos envolvidos na definição do PMO e no cálculo das bandeiras.
Essa é a primeira vez em três anos que a bandeira vermelha é acionada. O último acionamento foi em agosto de 2021, durante a crise hídrica.