Foto: Divulgação/Tarinunisinos
Um projeto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está ofertando vagas do Curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para migrantes. As aulas começarão no dia 23 de agosto e ocorrerão às sextas-feiras, das 19h às 21h, no campus da instituição em São Leopoldo.
A iniciativa, que foi lançada em 2018 em Esteio, na Região Metropolitana, surgiu do Programa de Educação e Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados (Tarin) também da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em colaboração com a prefeitura local.
O projeto foi idealizado para incluir um grupo de venezuelanos que migraram para a região.
Em entrevista para o GZH, Graziela Andrighetti, coordenadora do PLAc e professora do curso de Letras, serão abordados temas que auxiliem os participantes na fase pós-enchentes, com foco na reconstrução.
“A ideia é investir em outras competências, relacionadas à tecnologia, práticas culinárias, geração de renda e empregabilidade, entre outros, possibilitando parcerias com outras escolas da universidade.”
Os interessados podem se inscrever entrando em contato com o Tarin pelo e-mail [email protected] ou com a prefeitura de São Leopoldo pelo e-mail [email protected].