Foto: Miguel Scapin
A primeira Superlua Azul de 2024 ocorrerá nesta segunda-feira (19), e será visível em todo o país, exceto em áreas com chuvas ou nebulosidade significativa.
A Superlua Azul Sazonal é um evento raro, ocorrendo aproximadamente a cada dois a três anos, caracterizado por ser a quarta lua cheia numa única estação do ano. Este ano, ela coincide com o perigeu lunar, o ponto mais próximo da Lua à Terra em sua órbita, fazendo com que a lua pareça maior e mais brilhante no céu noturno.
A Superlua pode aparecer até 6,4% maior e seu brilho ser substancialmente maior devido à proximidade reduzida de aproximadamente 356,5 mil quilômetros da Terra.
Para aqueles interessados em observar este fenômeno espetacular, as condições climáticas serão um fator determinante. Em Porto Alegre, por exemplo, a Climatempo prevê céu com muitas nuvens, o que pode obstruir a visão, embora a chance de chuva seja baixa. O ideal é buscar um local com pouca iluminação artificial e um horizonte aberto para o leste no início da noite para uma visualização ideal.
Além da Superlua Azul, agosto está repleto de atividades astronômicas, incluindo várias chuvas de meteoros como as Perseidas e Delta Aquáridas, e conjunções planetárias que também oferecem espetáculos para os entusiastas da astronomia.