RS recebe Dia do Patrimônio Cultural com atividades em 60 municípios neste final de semana

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A partir desta sexta-feira (16), o Rio Grande do Sul comemora o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, uma festividade anual instituída em 2019. O evento, que se estende até domingo (18), promete uma série de atividades gratuitas em 60 municípios, oferecendo uma rica programação cultural que inclui visitas guiadas, caminhadas, shows, feiras e esquetes teatrais.

Este ano, a celebração ganha um significado especial como um símbolo de resiliência e retomada cultural após as adversidades enfrentadas devido a desastres climáticos. Locais históricos como a Casa de Cultura Mario Quintana, que reabre suas portas nesta quarta-feira (14) após reparos, são parte central das festividades.

Inspirado em práticas de valorização do patrimônio observadas no Uruguai, o projeto já rendeu reconhecimento nacional através do 29º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em Porto Alegre, a Secretaria de Estado da Cultura incentivará a visitação com a distribuição de um “passaporte” cultural. Este passaporte permitirá aos visitantes coletar selos em 11 locais históricos abertos ao público, culminando com uma lembrança para aqueles que completarem o percurso.

Destaques do Evento:

Cortejo Cultural: Acontece na sexta-feira, a partir das 18h, incluindo paradas em locais emblemáticos como o Palácio Piratini e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Um show de encerramento está previsto para as 20h na Casa de Cultura Mario Quintana.

Caminhada do Patrimônio: Organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS no domingo, às 10h, esta caminhada será guiada por especialistas e percorrerá importantes edificações históricas da capital.

Festa Literária da Biblioteca Pública do Estado: No sábado, das 12h às 18h, a Rua Riachuelo será fechada ao trânsito para acolher eventos literários, apresentações de música e dança, e uma roda de conversa sobre música afro-brasileira.

Visitação ao Palácio Piratini: Inclui uma imersão nos trabalhos de restauração do prédio e visitas guiadas ao longo do fim de semana.

Concerto da Ospa Jovem: O encerramento do evento no domingo às 18h, na Casa da Ospa, com entrada franca.

    Para mais detalhes sobre a programação completa, incluindo um mapa interativo, clique aqui.