Foto: Stock
A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (21), um projeto que designa a orixá Oxum como padroeira da cidade, juntamente com São Francisco de Paula. Oxum é uma divindade reverenciada nas religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé. O projeto, proposto pelo vereador Paulo Coitinho (Cidadania), agora aguarda a sanção da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
Conforme a justificativa da proposição, Pelotas possui uma rica história e diversidade cultural, sendo marcada pela presença de diferentes tradições religiosas e étnicas. “São Francisco de Paula, já Padroeiro, é figura venerada no Catolicismo, é conhecido por sua dedicação aos pobres e necessitados, representando valores de caridade, humildade e fé. Sua escolha como padroeiro reforça a importância desses valores para a comunidade de Pelotas. Por outro lado, a Orixá Oxum, de origem Africana, é uma divindade do Candomblé e da Umbanda, Religiões de Matriz Africana profundamente enraizadas na história e cultura brasileira. Oxum é conhecida como a deusa das águas doces, da beleza, do amor e da fertilidade. Sua proclamação como padroeira reconhece a contribuição significativa da Cultura Africana e das religiões de matriz africana para a identidade cultural de Pelotas“, diz o documento.
“A proclamação desses padroeiros incentiva a reflexão e a prática desses valores no cotidiano da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, pacífica e solidária. A adoção de São Francisco de Paula e Oxum como padroeiros pode ainda impulsionar o turismo religioso e cultural em Pelotas, atraindo visitantes e fiéis de diversas regiões, o que contribuirá para o fortalecimento da economia local“, finaliza.
Se sancionada, a lei fará de Pelotas o primeiro município brasileiro a oficializar um orixá como padroeiro.