Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou o edital para o programa “Partiu Futuro – Jovem Aprendiz Reconstrução”, que começará a receber inscrições nesta quarta-feira (28). O programa é destinado a jovens aprendizes afetados pelas recentes enchentes no estado e oferece 1.500 bolsas distribuídas em 23 municípios. Os interessados têm até o dia 6 de setembro para se inscrever através do site oficial do programa.
Os participantes selecionados serão contratados sob o regime da CLT e receberão um salário de R$ 786,95 por uma jornada semanal de 20 horas, além de benefícios como auxílio-alimentação de R$ 550, vale-transporte, acesso a serviços de telemedicina, suporte psicológico, orientação jurídica e reforço escolar. O programa abrange um total de 1.040 horas de aprendizagem, divididas entre 640 horas práticas e 400 horas teóricas.
Para se qualificar, os candidatos devem ter entre 14 e 21 anos, estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), e ser estudantes ou ex-estudantes da rede pública de ensino. Não há limite de idade para pessoas com deficiência. Além disso, é necessário que os candidatos tenham sido desabrigados, desalojados ou diretamente afetados pelas enchentes, ou residam em cidades em estado de calamidade pública que aderiram ao programa.
O processo seletivo para as bolsas considerará critérios como renda per capita, pertencimento a grupos populacionais específicos, cor/raça e participação em outros programas sociais. A lista preliminar de selecionados será anunciada em 16 de setembro, com a convocação final prevista para 24 de setembro.
Além das bolsas de aprendizagem, o programa “Partiu Futuro” também inclui iniciativas como a oferta de estágios em escolas estaduais e a habilitação de escolas técnicas estaduais como entidades qualificadoras para programas de aprendizagem profissional.