Foto: Leandro Lopes/UCPel
Nos últimos dias, o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) realizou sua primeira cirurgia cardíaca de alta complexidade via Sistema Único de Saúde (SUS). Este foi considerado o primeiro procedimento realizado após o novo credenciamento do hospital para tal. O paciente em questão possui 60 anos e precisou passar por uma cirurgia de ponte de safena, visto o diagnóstico de infarto no miocárdio, considerado assim de extrema urgência.
De acordo com o médico cardiologista intervisionista, Allan D’Avila que realizou o diagnóstico após um exame de urgência de cateterismo, a doença grave no coração foi identificada. “Necessitávamos da cirurgia de ponte safena, tipo de procedimento além da emodinâmica“, explicou.
Segundo o cirurgião cardíaco Evandro Oss, que realizou o procedimento, este credenciamento irá possibilitar outras cirurgias como implante de marca passo, de válvulas, aórtica entre outras que estão no rol das grandes cirurgias cardíacas. “Estamos muito felizes junto com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de poder ofertar esse serviço para pacientes de Pelotas e toda região, serviço esse que vem a somar a tantos outros para tratar doenças cardiovasculares que mais acometem as pessoas no mundo“, finalizou.