Foto: Gustavo Vara
Na reta final de seu segundo mandato como prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas quer entregar o cargo ao seu sucessor com todas as obras que estão em andamento já concluídas. As principais delas são nas áreas de educação e saúde, com reformas e ampliações de estruturas; na cultura, com a restauração do Teatro Sete de Abril e a requalificação do Parque da Baronesa; além das 15 obras em ruas e avenidas que estão em andamento. Grandes construções, como a conclusão do novo Hospital de Pronto Socorro e a Estação de Tratamento de Esgoto Novo Mundo também são focos da administração. As informações são do jornal A Hora do Sul.
Obras com muito atraso, como a Avenida Cidade de Lisboa, que, pelo cronograma inicial, deveria estar concluída há quatro anos, e a Avenida Herbert Hadler, que está em obras desde o começo do ano, tem suas conclusões muito esperadas pelos moradores. A Cidade de Lisboa é porta de entrada da cidade, com fluxo intenso de veículos, e, principalmente, de transportes intermunicipais. A duplicação daria melhor qualidade aos moradores da região que historicamente reclamam com a má conservação da via. Já a Avenida Herbert Hadler, sem pavimentação, é outra que seus moradores anseiam por melhora há muito tempo. Acesso ao distrito industrial, ela é muito acessada por caminhões, que, pelo seu porte, deixam a via muito danificada. Moradores convivem diariamente com buracos em profusão, além de barro em época de chuvas, ou muita poeira no verão.
Confira as obras com previsão de entrega até o fim do ano
Revitalização – Rua Doutor Amarante, Rua Açores, Av. Quatro(Vila Princesa), Ciclovias e ciclofaixas nas avenidas Fernando Osório e Juscelino Kubitschek de Oliveira, e Laranjal, Rua Gervásio Alves Pereira, Av. Doutor Félix Antônio Caputo, Estrada do Engenho, Av. Herbert Hadler, Av. Cidade de Lisboa, Vila Farroupilha, Av. Ferreira Viana, Av. Francisco Caruccio, Campo Santa Terezinha, Gruta de Iemanjá, Ativação do reservatório de água da Gotuzzo (R7).
Construções – ETE Novo Mundo (94% de conclusão) e Hospital Regional de Pronto Socorro.
Cultura – Museu da Baronesa e Teatro Sete de Abril
Revitalização na saúde – UBS Osório, Cohab Fragata e PAM Fragata, UBS Obelisco e UBS União de Bairros.
Educação – Emei Cassiano Ricardo – Pavimentação do pátio; Emei Marília Poliesti – Obras de manutenção do pátio e pracinha; Emef Nossa Senhora de Lourdes – Reforma da cozinha; Emef Paulo Freire – Reforma interna e pintura externa; Emei Vasco Pires – Instituição nova; e Emef Doutor Berchon – Reforma e drenagem da quadra esportiva e passarela.
Saúde – UBS Osório – Conclusão prevista: agosto; Cohab Fragata e PAM Fragata. Conclusão prevista: segundo semestre; UBS Obelisco. Conclusão prevista: segundo semestre; e UBS União de Bairros. Conclusão prevista: segundo semestre.