Pai de santo se torna o primeiro formando a utilizar toga branca em cerimônias no RS

Foto: Divulgação/Crhystian Ribeiro

O pai de santo Alessandro de Quadros se tornou a primeira pessoa a vestir uma toga branca no Rio Grande do Sul, em homenagem a sua religião durante a formatura na Universidade Regional do Noroeste do Estado (Urcamp), em Bagé.

Recém-formado em Direito e praticante da umbanda, Quadros optou pelo branco como símbolo de sua fé, ao invés de utilizar a tradicional toga preta usada comum entre os formandos.

Para garantir o uso da toga branca, Quadros apresentou uma solicitação de exceção ao protocolo junto à reitoria da universidade. Ele contou com o apoio da professora e coordenadora do curso, Lourdes Helena Martins, que ressaltou a importância de respeitar a identidade religiosa dos alunos:

“A religião é uma parte essencial da vida deste acadêmico, e seria contraditório ensinarmos sobre o direito à liberdade religiosa e ao mesmo tempo negarmos essa liberdade. Estamos orgulhosos por sermos pioneiros na concessão do uso da toga branca em respeito à crença religiosa”, afirmou

Segundo a professora, o pedido foi aprovado rapidamente e sem oposição, sendo revisado pelo setor jurídico da Urcamp para garantir a legalidade da decisão. O reitor da universidade, Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou o compromisso da instituição com a laicidade e o respeito a todas as religiões:

“Como uma instituição laica, assim como o Estado, a Urcamp tem o dever de respeitar todas as crenças. Jamais seríamos intolerantes religiosos.”, disse

O inédito pedido de Quadros abriu um precedente que resultará em mudanças na Urcamp. O Manual de Formaturas da instituição será revisado para incluir a possibilidade de uso da toga branca em respeito às crenças religiosas. A Procuradoria Jurídica da Urcamp está preparando a proposta, que será avaliada pelo Conselho Superior da universidade. O objetivo é proporcionar mais liberdade aos formandos, evitando constrangimentos em futuras solicitações semelhantes.