Foto: José Finkler
Após muita polêmica, a mensagem 22 que autorizava a Prefeitura de Pelotas a ceder um terreno para o Governo do Estado para a construção de uma nova unidade prisional no bairro Sanga Funda, foi retirada da pauta na sessão desta terça-feira (6) da Câmara de Vereadores.
O pedido foi feito pelo líder do governo, Marcos Ferreira (UB), e segundo ele, não deve voltar a ser tema de discussão. “Se depender do líder do governo, não volta mais à pauta“, afirmou.
A possibilidade da construção de um novo presídio não foi aceita pelos moradores do bairro. Muitos deles alegaram que poderiam ser ocasionados problemas na economia e na própria segurança da região. Um grupo considerável de moradores esteve protestando, no mês passado, no plenário da Câmara, solicitando que o projeto fosse retirado de pauta.
O possível novo presídio ocuparia um lote de 11,3 mil metros quadrados, avaliado em R$ 9,2 milhões, localizado na avenida Ildefonso Simões Lopes, próximo às ruas Osvaldo Brum Oliveira e Angelino Santos. Ele teria 800 vagas e manteria um padrão definido pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).