Foto: Instagram/Jurandir Silva
Moradores do Pontal da Barra foram até o Paço Municipal na manhã desta terça-feira (6) fazer uma série de reivindicações de melhorias na localidade, no Bairro Laranjal. A região passa por problemas estruturais desde as intempéries ocorridas no ano passado, inclusive tendo passado muitos meses sem ter o acesso a localidade estabelecido, por problemas na estrada que dá acesso. A situação se agravou ainda mais após as enchentes de maio deste ano.
Com a prefeita Paula Mascarenhas fora da cidade, os moradores foram recebidos pela Chefe de Gabinete da Prefeita, Kelli Schaffer, e pela secretária de Serviços Urbanos, Lucia Amaro, os moradores fizeram uma série de questionamentos, solicitando a execução de suas demandas. Eles ainda confirmaram que só deixarão o prédio do Paço Municipal com um documento garantindo que suas demandas serão atendidas, ou quando forem recebidos pela prefeita. Os moradores não descartam, inclusive, acampar no local se for preciso.
As principais preocupações dos moradores dizem respeito à realocação de um dique, a falta de perspectiva sobre a reconstrução de casas e a melhoria da estrada que, com excesso de areia, só passa um veículo por vez.
No ato, a secretaria Lucia Amaro garantiu que uma equipe irá até o local remover a areia em excesso. Já para a extensão solicitada da estrada provisória até as casas da comunidade, a Chefe de Gabinete adiantou que o projeto está sendo finalizado para fazer o cadastro, e assim, solicitar recursos. Ele está orçado em R$ 800 mil. Sobre o material para reformas, ela explicou que os pedidos já foram feitos aos fornecedores, e que devem ser entregues até o final de semana.
Ao término da reunião, os moradores entregaram um documento, no qual colocaram 8 pontos como reivindicações fundamentais. Confira abaixo:
“1. Quando serão entregues os materiais de construção para todas as famílias atingidas na Barra de Pelotas, conforme a necessidade de cada uma?
2. Quando será feito o aterramento da estrada dentro da comunidade, resolvendo os problemas de buraco e baixo nível?
3. Quando serão colocadas as pedras para proteger a comunidade da localidade da Curva da Barra até a altura do Restaurante Pontal da Barra?
4. Qual o número de protocolo de cadastro do projeto da estrada permanente junto à Defesa Civil Nacional?
5. Quando será entregue o novo projeto de estrada permanente com as adequações orçamentárias, conforme informado no dia 24 de junho?
6. Quando a Van escolar voltará a atender os estudantes da Barra de Pelotas?
7. Quando será garantido o aluguel solidário para as famílias que não tem condições de voltar para a Barra até o momento?
8. O que a prefeitura fará em relação aos diversos casos de não recebimento do auxílio reconstrução e SOS PIX em decorrência de problemas no cadastro efetuado pela prefeitura?”