Início das obras do novo estádio do Farroupilha aguarda trâmites burocráticos

Foto: Divulgação/Farroupilha

O Farroupilha está próximo de obter a autorização final para iniciar a construção de seu novo estádio, a Arena Ninho do Cardeal, na Avenida 25 de Julho, próximo à BR 116. O clube já negociou a área do antigo estádio Nicolau Fico, e, devido ao desdobramento de trâmites burocráticos, entre eles junto à Prefeitura, o Fantasma mandará seus jogos na Terceirona Gaúcha deste ano no Bento Freitas.

O projeto da nova arena foi divulgado pelo clube em maio de 2023, mas já era confirmado desde dezembro do ano anterior, e, inicialmente, a perspectiva era de que o Farroupilha já atuasse na casa nova em 2024, o que não irá acontecer, uma vez que as obras sequer iniciaram.

A licença prévia foi concedida em novembro de 2023, e agora o clube precisa protocolar a licença de instalação. Os estudos de impacto ambiental, de segurança, o levantamento topográfico e o laudo de cobertura vegetal já foram aprovados. Espera-se que a liberação de toda a parte burocráticos ocorra ainda este ano.

O Bairrista entrou em contato com a prefeitura, que afirmou que a Secretaria de Mobilidade Urbana está com o projeto em análise, sem pendências quanto ao Plano Diretor. No entanto, licenças relacionadas a outras pastas estão em curso e são necessárias para o licenciamento pleno, como na pasta de Qualidade Ambiental.

De acordo com o projeto, a Arena terá capacidade para dois mil torcedores, com possibilidade de ser ampliado para sete mil lugares. A estrutura será construída nos padrões Fifa, com iluminação em led, centro administrativo, refeitório, alojamento, praça, estacionamento, bares e um campo suplementar.