Governo Federal anuncia projeto-piloto de sistema de alertas contra desastres climáticos e vai fazer testes em Roca Sales e Muçum

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (7), em Brasília, o projeto-piloto do Defesa Civil Alerta, um sistema de avisos contra desastres causados por eventos climáticos.

Inicialmente, 11 municípios foram escolhidos para os testes: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro grandes operadoras de telefonia. O sistema utiliza a rede de telefonia móvel para emitir alertas sonoros, interrompendo qualquer conteúdo na tela do usuário, inclusive em celulares no modo silencioso.

Moradores de áreas de risco receberão os alertas sem necessidade de cadastro prévio.

“Os alertas informam sobre a iminência de desastres naturais ou causados por atividades humanas, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), e orientam os residentes das cidades sobre as ações a serem tomadas. O conteúdo dos alertas é responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.”

O ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, destacou que a prevenção e o alerta precoce representam “uma mudança de comportamento necessária“. Ele mencionou os episódios em São Sebastião e no Rio Grande do Sul no ano passado como exemplos de momentos de risco.

“O prefeito de Roca Sales, no ano passado, alertou pessoalmente os comerciantes sobre a possível elevação do rio, mas muitos não acreditaram. Adotar essa tecnologia avançada, que poucos países possuem, mudará nossa postura. O Brasil poderá até oferecer essa tecnologia a outros países da América do Sul e América Latina”, concluiu o ministro.

Os testes terão início no próximo sábado (10).