Foto: Divulgação/UFPel
Começou nesta quinta-feira (29) e vai até a noite de sexta-feira (30), a consulta informal à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a gestão 2025/28, que sucederá a gestão de Isabela Andrade. A comunidade acadêmica terá três opções, em apuração paritária que envolve as categorias dos professores, servidores e alunos.
Importante ressaltar que os Reitores de instituições de ensino federais são nomeados por prerrogativa do Ministério da Educação. Por isso a denominação de “consulta informal”. É bem verdade que, até o último pleito acadêmico, o Ministério vem respeitando a indicação que vem da comunidade acadêmica da UFPel.
Os estudantes aptos ao voto podem votar de maneira online ou nos campus Anglo, Odonto e Capão do Leão. Professores e técnicos votam apenas no modo presencial. Cerca de 20 mil alunos estão aptos à voto. Docentes aptos são 1.300 e Técnicos são 1.200.
As três chapas envolvidas no pleito são: Frente Ampla, que tem como candidata a médica e diretora geral da faculdade de Medicina da UFPel e coordenadora do projeto CuidAtiva, Julieta Carriconde Fripp; UFPel Multi, com Úrsula Silva, Atual vice-reitora, líder do grupo pesquisa/extensão de mulheres Caixa de Pandora e coordenadora do programa Andorinha; e Raízes UFPel, com Gilson Porciúncula, coordenador do curso de Engenharia de Produção e do projeto ProEDAI.