Foto: Divulgação/PMPA
O túnel de acesso dos passageiros do catamarã, localizado ao lado do Mercado Público no Centro Histórico de Porto Alegre, iniciou seu processo de drenagem após um longo período inabitado por conta das enchentes. A previsão de término da drenagem no local deve ser no dia 14 de agosto.
Apesar que o catamarã já esteja funcionando desde 7 de julho, o acesso ao túnel segue bloqueado. Os passageiros continuam utilizando a entrada principal do Cais Mauá, localizada próximo à Avenida Sepúlveda, que marca algumas quadras de distância do terminal Mercado Público.
A demora no início da drenagem no local foi informada pela Tresurb, ao argumentar que devido a instabilidade da casa de bombas que funciona na área o processo não pode ser realizado. Por isso era aguardado uma substituição de um equipamento da CEEE Equatorial.
A CEEE Equatorial comunicou que a subestação do Trensurb foi energizada na última sexta-feira (2).
“a nossa rede já havia sido restabelecida. O que estava pendente era a drenagem da água da subestação (utilizando gerador, pois não havia energia no local) para permitir a manutenção, limpeza e secagem da instalação, e então solicitar a energização. Energizar uma subestação enquanto ela estiver úmida ou molhada representa um risco significativo para a segurança.”, confirmou a CEEE Equatorial.
A Catsul, operadora do catamarã, informou que a reabertura do túnel está condicionada à completa remoção da água e ao funcionamento adequado das bombas elétricas da estação Trensurb, a fim de prevenir novos alagamentos.