Foto: Divulgação/Polícia Civil
Nesta quinta-feira (21), a 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico da Polícia Civil lançou a Operação Catena, com o objetivo de desmantelar um esquema de tráfico de drogas que utilizava uma frota de caminhões para o transporte. As ações incluíram o cumprimento de 32 ordens judiciais nas cidades gaúchas Canoas, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha, Xangri-Lá, Guaíba e Três Coroas, além das catarinenses Joinville, Itapoá. Dez pessoas já foram presas.
Dentre as ordens, 19 foram mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva. A operação também resultou no sequestro de diversos veículos associados ao esquema, incluindo caminhões, uma motocicleta esportiva, uma moto aquática e veículos de luxo. Adicionalmente, a justiça autorizou o bloqueio de cerca de 27 milhões de reais em valores ligados ao grupo criminoso.
Até o momento, 10 pessoas foram presas, e itens como quatro veículos e diversos celulares foram apreendidos. As investigações revelaram que as drogas eram transportadas junto com cargas lícitas para facilitar o acesso aos locais de carga e descarga, camuflando as atividades ilícitas.
O principal alvo da operação já havia sido preso anteriormente enquanto utilizava um veículo de luxo e é conhecido por envolvimento em crimes graves, como extorsão, sequestro e cárcere privado.