Foto: Pexels
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu dois alertas nesta segunda-feira (5) devido as chuvas previstas para o Estado nos próximos dias. O primeiro aviso, meteorológico, coloca grande parte das regiões em nível laranja, de alerta, para chuvas fortes. Já o segundo, este hidrológico, coloca parte do RS em amarelo, de alerta, para a suba no nível de bacias.
Segundo o órgão, nesta terça-feira (6), um fluxo de umidade vindo do norte do país irá favorecer as instabilidades associadas a chuvas fortes e temporais no Oeste, Campanha, Sul e Costa Doce. Os volumes variam entre 40 e 60 mm/dia. Nas Missões, Centro, Vales, Serra e Leste gaúcho, há pancadas de chuva especialmente na madrugada e manhã, e os acumulados ficam em torno dos 5 aos 10 mm/dia. Nas Missões, Noroeste, Norte e Nordeste, os ventos do quadrante norte variam entre 40 e 50 km/h.
Na quarta-feira (7), o deslocamento da frente fria sobre o oceano segue favorecendo as instabilidades em praticamente todo o território gaúcho, com chuvas mais fortes e persistentes no Oeste, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, os volumes variam entre 40 e 70 mm/dia. Nas demais regiões, os acumulados variam entre 15 e 30 mm/dia. As rajadas de vento sopram do quadrante sul, com velocidades em torno dos 40 aos 60 km/h.
A tendência é que, na quinta-feira (8), um sistema de baixa pressão favoreça as chuvas moderadas na metade Leste, Centro e Norte do Estado, com acumulados variando entre 10 e 20 mm/dia no Sul, Costa Doce e Leste gaúcho. Os ventos atuam em todo o território gaúcho, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Alerta hidrológico
De acordo com a Sala de Situação do Estado, a condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção do rio Gravataí que apresenta níveis em cotas de atenção. As tendências atuais para os rios são de variações entre estabilidade ou declínio, devido a ausência de precipitações nos últimos dias.
Devido à previsão de chuvas entre terça e quarta-feira, os especialistas do Governo do Estado emitiram um alerta para as bacias da metade sul do estado e região das missões: Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Litoral Méio. Nessa condição é apontado o risco de elevação em arroios, córregos e rios menores, com possibilidade de pequenos extravasamentos neste tipo de curso hídrico, além do risco de alagamentos em regiões urbanizadas.