Foto: Divulgação/BM
Paulo César Nechel, de 56 anos, conhecido por ataques a pelo menos nove mulheres em Porto Alegre, fugiu da custódia na última sexta-feira (23). Nechel, que estava detido na Penitenciária de Canoas (Pecan) desde 2019, escapou do Presídio Central da Capital, onde realizava trabalhos diurnos.
De acordo com o GZH, Nechel tinha autorização judicial para trabalhar no Presídio Central durante o dia, sendo transportado sob escolta, contudo aproveitou o momento para fugir pela área do canil, entretanto os detalhes específicos ainda não foram esclarecidos.
Imediatamente após a fuga ser detectada, um alerta foi disparado para todas as forças de segurança, classificando Nechel como um fugitivo de “alta periculosidade”. Até o momento seu paradeiro permanece incerto, apesar de ter sido avistado em filmagens de câmeras de segurança após a fuga.
Nechel acumula condenações que somam mais de cem anos por uma série de delitos, conforme relatórios da Polícia Civil. Sua primeira entrada no sistema prisional data de 1987.
Em uma sentença de 2011, Nechel foi julgado culpado por delitos semelhantes cometidos no ano anterior, em que abordava mulheres em estacionamentos de supermercados, armado, e as forçava a sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
Em 2019, ele foi detido pela Brigada Militar em Balneário Pinhal, no Litoral Norte, após ser identificado por nove mulheres que sofreram sequestros, roubos e estupros. Esses crimes ocorreram majoritariamente em estacionamentos do bairro Cidade Baixa com casos adicionais nos bairros Cavalhada e Petrópolis.
Veja a nota da Polícia Penal:
“A Polícia Penal informa a fuga de um apenado, na última sexta-feira (23), da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA). Após a constatação da fuga, imediatamente, foram iniciadas buscas na região. O preso do regime fechado estava recolhido na Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan I) e realizava atividade laboral na CPPA”.