Foto: Reprodução
Neste sábado (24), às 15h, na Paróquia Sagrada Família Centro, ocorrerá a posse canônica do quarto bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Jorge Pierozan. Ele sucederá Dom Ricardo Hoepers, que deixou o cargo em maio do ano passado após ser eleito secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Jorge Pierozan assumirá a administração de uma área que abrange 18 paróquias nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí. No dia 10 deste mês, Dom Jorge encerrou sua missão junto à Arquidiocese de São Paulo com uma missa.
A nomeação de Dom Jorge pelo Papa Francisco foi anunciada em 22 de junho, e desde então, ele tem se dedicado ao processo de transferência. A cerimônia de posse contará com a presença de bispos de diversas regiões, incluindo Dom Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo, e Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.
Sem Bispo até então, as atividades da Diocese foram coordenadas por padre Gil Raul Júnior, pároco da Catedral de São Pedro, que foi eleito administrador diocesano pelo Colégio de Consultores.