Foto: Divulgação/Cufa-RS
Em uma iniciativa de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Central Única das Favelas (Cufa-RS) começou a distribuir 21 mil cartões vale-refeição para comunidades carentes afetadas no Estado.
Nesta semana, os primeiros mil cartões foram entregues nas cidades de Porto Alegre, Esteio, Montenegro e Guaíba. Nos próximos dias serão destinados o restante em bairros da Capital, Canoas, Eldorado do Sul e cidades do Vale do Taquari, como Muçum.
A ação, viabilizada por doações de mais de cem empresas e artistas, soma um investimento de R$ 2,4 milhões. Cada beneficiário, identificado através de um mapeamento realizado pela instituição, receberá R$ 120.
Pode parecer pouco, mas para quem não tem nada, é muito. Optamos por um valor menor para alcançar mais pessoas. Ainda há muita gente precisando de ajuda”, ressalta Júnior Torres, coordenador da Cufa-RS.
A escolha por distribuir cartões em vez de cestas básicas é estratégica. A entidade quer permitir que as pessoas comprem o que realmente precisam, além de apoiar pequenos comércios locais, como mercadinhos e padarias, também afetados pelas enchentes.
Além da distribuição dos vale-refeições, a Cufa-RS planeja inaugurar 10 lavanderias industriais comunitárias em bairros como Humaitá e Sarandi, em Porto Alegre. A ideia é que os moradores gerenciem os espaços, onde poderão lavar e secar suas roupas gratuitamente.