Foto: Aline Klug
O Pelotas, que estará entre as equipes da elite do futebol gaúcho em 2025, ainda depende do processo eleitoral de sua diretoria para definir sua tomada de rumo para a temporada de vem. O principal ponto a ser definido, e que aguarda as eleições, é a escolha do treinador. Em entrevista à Rádio Universidade, Ariel Lanzini, comandante do Lobo neste ano, voltou a comentar sobre sua vontade de permanecer e confirmou uma conversa inicial com o então presidente do clube.
Assim que conquistou o acesso, Lanzini já havia afirmado sua vontade de permanecer no time da avenida. O treinador chegou para ser auxiliar de Paulo Porto, entretanto com a saída do velho conhecido da torcida, assumiu o posto e levou o time a conquista de seu principal objetivo. Posteriormente, o presidente, Rodrigo Brito, afirmou em entrevista que Lanzini e o executivo de futebol Filipi Cruz já estariam apalavrados para o prosseguimento do trabalho, entretanto, Brito não deve seguir à frente da direção.
“A gente teve uma conversa inicial mas ainda tem essas indefinições políticas, se o Rodrigo vai seguir ou não, e acredito que tendo essa definição política a gente pode dar o passo seguinte que é a renovação. Eu já comentei em outros momentos, é um desejo meu de continuar, de dar sequência nesse projeto, mas a gente sabe que tem essas situações políticas que muitas vezes podem impedir, né?“, disse o técnico.
“A gente, tanto eu quanto o Filipi, a gente sai valorizado depois dessa competição sobre um clube que é gigante do futebol gaúcho, recolocar ele numa posição que ele nunca deveria ter saído. A gente precisa sentar, precisa conversar para que as coisas se ajeitem para o melhor para ambas as partes, seja o que foi melhor para mim e o que foi melhor para o clube, a gente vai estar optando. Mas de novo, o meu desejo é seguir no clube, é seguir o projeto que eu acho que a gente tem muito a crescer ainda aqui no Pelotas“, complementa.
Quanto as eleições, que estão gerando grande expectativa, uma vez que ela irá reger a data de início do planejamento do Lobo, o presidente do Conselho Deliberativo, Moacir Elias, afirmou, também a RU, que nos próximos dias será publicado o edital de convocação do Conselho, onde serão debatidos assuntos sobre a futura gestão. “É importante que as pessoas saibam que o atual mandato, que está sendo cumprido pela diretoria, vai até novembro, mas é evidente que não vamos esperar novembro pois o campeonato começa em janeiro. Então nós vamos tratar na reunião qual é o melhor momento para que a gente lance o editar de inscrição das chapas“, explicou.
A expectativa é que, assim como nos últimos anos, o Pelotas conte com apenas uma chapa para assumir a diretoria. Rodrigo Brito, atual gestor, afirmou em diversas oportunidades que deve ficar nos bastidores, dando a entender que não irá para a reeleição. “Essa expectativa de mais de uma chapa é algo que jamais houve no Conselho e acredito que dentro do próprio clube, porque chapas só se inscrevem quando tem o edital disciplinado o sistema de inscrição e não temos isso. A gente felizmente tem conseguido há muitos anos um sistema de eleição de diretoria que é muito tranquilo. Não trabalhamos com a hipótese, por enquanto, que se tenha disputa dessa ordem“, finalizou Moacir.