Ar quente avança e traz calor ao Rio Grande do Sul, com destaque a Metade Norte

Foto: Reprodução

Entre uma massa de ar gelado trazendo temperaturas bem baixas no Rio Grande do Sul, um calorzinho será registrado no Estado. Isto pois a grande massa de ar quente que cobre grande parte do Brasil avança mais para o Sul nesta quarta-feira (21) e desloca a instabilidade também ao Sul, com tempo firme e quente na maior parte do RS, conforme prevê a MetSul Meteorologia.

Segundo os meteorologistas, a frente semi-estacionária é deslocada para o Uruguai e o sol aparece com nuvens na maior parte do estado gaúcho, propiciando uma maior elevação da temperatura ao longo do dia.

O sistema frontal alimentado por ar muito quente de Norte forma nuvens carregadas sobre o Uruguai com chuva localmente forte e tempestade de raios e de granizo no país vizinho. Em alguns pontos do Uruguai, o granizo pode ter maior diâmetro. Devido aos efeitos da frente semi-estacionária, a instabilidade frontal traz chuva com trovoadas e risco de granizo isolado em pontos próximos do Uruguai, como em parte do Oeste, na fronteira com o Uruguai e no extremo Sul gaúcho.

O tempo mais aberto propicia um aumento maior da temperatura e o dia será quente nesta quarta-feira na maioria das localidades gaúchas com máximas acima da média de agosto. O aquecimento maior é esperado na Metade Norte com máximas que podem ficar ao redor e acima dos 30ºC em regiões como os vales e o Noroeste.

Cidades da Serra e do Planalto Médio também terão um dia quente. Faz calor também na Grande Porto Alegre, onde a tarde deve ter igualmente máximas ao redor e acima dos 30ºC.

O ingresso de ar mais quente com correntes de vento de Norte segue fazendo com que ingresse material particulado na atmosfera, assim o sol vai aparecer acompanhado de fumaça de queimadas em muitas cidades gaúchas.