Foto: Ariston Tavares
Após o término de sua participação na Série D do Brasileirão, o Brasil retornará a campo somente no ano que vem. Entretanto, o planejamento visando a temporada 2025 ainda não começou, uma vez que o Xavante ainda passará por eleições para a escolha da direção. Enquanto a renovação de atletas não é definida, dois jogadores que defenderam o rubro-negro neste ano já acertaram com novos clubes, trata-se do atacante Lucão e do zagueiro Maurício Moraes.
Lucão foi artilheiro do Xavante na quarta divisão nacional. O jogador chegou ao Bento Freitas após ser banco no Comercial e conquistou a titularidade absoluta, atuando em 12 jogos, marcando seis gols e dando uma assistência. Um dos nomes cotados pelos torcedores para permanecer na Baixada, o jogador foi anunciado recentemente pelo Joinville para a disputa da Copa Santa Catarina, que terá início em setembro.
Marcelo Moraes, por sua vez, foi apresentado pela Portuguesa e já atuou em uma partida pela equipe, que disputa neste momento a Copa Paulista. Pelo Brasil, fez 12 jogos – todos pela Série D – e marcou um gol.
Outros dois nomes estão devem saída devido ao término de empréstimo, trata-se de Rafael Holstein, vindo da Chapecoense e Nycollas Queiroz, oriundo da Portuguesa.
Já cinco jogadores possuem vínculo até 2025 com o Xavante, tratam-se dos goleiros Gabriel Oliveira, que se encontra lesionado, e João Lucas, atleta oriundo da base rubro-negra e que integrará a equipe sub-20 no Campeonato Gaúcho da categoria. Além destes, possuem contrato Mário Henrique e Araújo, além do meia Augustin Millar, que também disputará o Estadual sub-20.