Foto: Leandro Lopes
O frio voltou com força ao Rio Grande do Sul com a entrada de uma massa de ar polar que ingressou no final da última semana e no começo desta com um reforço de ar polar que foi impulsionado por um grande ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul. Em apenas três dias, o Sul do Brasil registrou dois episódios de precipitação invernal, sendo uma delas, na madrugada de segunda-feira (12), em São José dos Ausentes, onde houve queda de neve e chuva congelada. Embora o inverno esteja com seus dias contados, ainda não acabou e haverão registros de novos episódios de muito frio.
A temperatura despencou com as incursões de ar frio e já são seis dias seguidos em que as marcas nos termômetros são baixas, embora gradualmente já comecem a aumentar. Fez -5,3ºC no RS na madrugada de terça-feira (13).
Para se dar dimensão do frio que atinge parte do País, na cidade de São Paulo, por exemplo, desde sábado a estação oficial do Mirante de Santana observa marcas mínimas de um dígito. Na rede da prefeitura, entre as estações do CGE, houve registro de marcas mínimas abaixo de 5ºC. As capitais paulista e do Rio de Janeiro não enfrentavam tanto frio no mês de agosto há 13 anos.
E vem mais frio no restante do inverno?
O inverno meteorológico chega ao fim no dia 31, entretanto a estação astronômico somente termina em 22 de setembro com o equinócio da primavera, logo ainda há algumas semanas de inverno pela frente.
Segundo a MetSul Meteorologia, os dias de frio, e alguns de frio intenso, ainda devem ser esperados nas próximas semanas. Um novo episódio de temperatura baixa deve ocorrer nesta segunda metade de agosto com efeitos maiores no Sul do Brasil.
De acordo com as projeções analisadas pelos meteorologistas, constata-se como há a tendência de mais uma incursão de ar frio na segunda metade de agosto que deve trazer geada e temperatura baixa. Depois de uma terceira semana de agosto mais quente, o frio poderia retornar após os dias 23 ou 24.