Foto: Divulgação/Polícia Civil
Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Civil deflagrou a Operação Subterrâneo, que resultou na prisão de uma pessoa por furtos de cabos de telefonia e dados de internet ocorridos na região da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre e em Viamão.
No total, sete endereços foram alvos de busca, todos eles referentes às residências dos principais suspeitos de cometerem diversos furtos de cabeamento subterrâneo de empresa de telefonia. Foram apreendidos R$ 3 mil reais, uma arma de fogo, veículos utilizados nos crimes e aparelhos celulares.
A investigação teve início após dois furtos ocorridos em sequência, o primeiro no dia 4 de março, em Viamão, quando foram roubados 500 metros de cabos modelo CTPL 40X200, avaliados pela empresa em R$23,5mil. Na madrugada seguinte, dia 5, a Polícia Militar conseguiu abordar e deter quatro suspeitos em um veículo Fiat Strada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. No veículo foram encontrados 15 metros de cabo de telefonia CTPL 40X300 e 10 metros de cabos CTPL 40×100, além de dezenas de ferramentas utilizadas para o corte.
Imagens de câmeras de segurança auxiliaram na identificação de mais sete veículos que também eram utilizados nas ações criminosas: um VW Gol, uma picape Amarok, um Hyundai Azera, uma Ford Ecosport, um Fiat Argo, um Renault Clio e uma Van Mercedes-Benz Sprinter. Até o momento, a investigação identificou seis suspeitos de integrarem o grupo responsável pelos furtos.