UFPel e FURG reiniciam suas aulas nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Após o período de greve nacional de professores e servidores, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) retomaram suas atividades acadêmicas nesta segunda-feira (8). Com atraso no calendário, ambas as instituições devem finalizar as atividades referentes a 2024 somente nos primeiros meses do próximo ano.

UFPel

O retorno por parte da UFPel gerou algumas dúvidas e debates. Isto pois, segundo orientação da Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPel), apontada em assembleia realizada no dia 28 de junho, o retorno das atividades deveria acontecer no dia 8 de julho. Posteriormente, a universidade anunciou o reinício das aulas no dia 10 de julho, com uma manifestação da pró-reitora de ensino, Fátima Cossio, oficializando a decisão. Entretanto, a UFPel voltou atrás nos últimos dias e decidiu acatar a posição da ADUFPel, com retomada nesta segunda-feira.

Com isso, o calendário de recuperação de aulas pós-greve ficou da seguinte maneira: início das aulas nesta segunda-feira, com último dia letivo em 19 de outubro. Já o segundo semestre acontece de 11 de novembro a 29 de março de 2025, com recesso entre os dias 21 de dezembro e 27 de janeiro do próximo ano. A previsão de início para as atividades do 2025/1 é de 22 de abril de 2025.

FURG

Já a FURG também realizou mudanças nos últimos dias em seu calendário universitário 2024-2025, mas manteve a previsão inicial de 8 de julho para o retorno das atividades acadêmicas.

O calendário de recuperação ficou da seguinte maneira: retorno das aulas nesta segunda-feira, com término do primeiro período letivo em 19 de setembro. O início do segundo semestre acontecerá em 14 de outubro, com término em 31 de janeiro de 2025 e recesso entre 23 de dezembro e 6 de janeiro. A previsão para o início das atividades 2025/1 é de 24 de março de 2025.