Foto: Giulian Serafim/PMPA
Nesta quinta-feira (4), a Estação Rodoviária de Porto Alegre retornou suas operações ininterruptamente, 24 horas por dia, após a conclusão dos últimos testes de energia. Esse avanço permitirá que todos os boxes sejam novamente utilizados pelos ônibus, marcando uma importante etapa na recuperação da infraestrutura danificada pela recente enchente.
Entretanto, o saguão de venda de passagens interestaduais ainda sofre com restrições de acesso devido a danos no piso e nos guichês que ainda aguardam substituição. Até recentemente, a operação da rodoviária estava confinada a apenas 18 dos 72 boxes disponíveis. Com o restabelecimento completo da energia, os proprietários das lojas no terminal, severamente afetados, terão a oportunidade de começar as reformas necessárias.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) expressa expectativas para que as empresas de transporte ampliem os horários de viagens agora que as operações estão se normalizando.
Atualmente, a estação está operando com 198 viagens intermunicipais diárias, o que corresponde a 80% da capacidade operacional habitual, contra 240 viagens antes dos eventos climáticos adversos. As viagens interestaduais, por outro lado, estão operando a aproximadamente 50% da oferta regular.