Foto: Miguel Scapin / O Bairrista
Após severas temperaturas baixas nas últimas semanas, o Rio Grande do Sul se prepara para um surpreendente aumento de calor. Segundo previsões da Climatempo, o estado experimentará um “veranico”, com temperaturas que podem superar em até 10°C as médias típicas para esta época do ano, reintroduzindo uma sensação de calor mais intenso na região.
Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, informa que o clima se manterá seco, com sol predominante e um aumento gradual nos termômetros, começando já na sexta-feira (19). Embora uma leve chuva seja possível no norte do estado na terça-feira (16), ela não deve ser significativa.
Em Porto Alegre, espera-se que as temperaturas mínimas se mantenham próximas a 12°C, enquanto as máximas devem oscilar entre 20°C e 22°C durante a semana, de acordo com Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na Campanha, no oeste do estado, e outras regiões que recentemente registraram mínimas abaixo de zero, as temperaturas deverão ficar entre 4°C e 6°C acima da média. Em Uruguaiana, por exemplo, espera-se que as mínimas, normalmente entre 12°C e 13°C, atinjam até 23°C, com máximas que podem chegar a 28°C.
Esse aquecimento também será sentido no centro e norte do estado, incluindo a capital. Embora o sul possa ter um final de semana mais nublado, áreas ao norte e noroeste, próximas à fronteira com Santa Catarina, podem ver máximas atingindo ou ultrapassando 30°C.
O aquecimento é atribuído a um bloqueio atmosférico na região central do Brasil, caracterizado por altas pressões que impedem a formação de nuvens de chuva, reduzem a umidade e elevam as temperaturas.
A partir de 24 de julho, o cenário deve mudar com a volta das chuvas, que ajudarão a moderar as temperaturas, mantendo-as ainda de 2°C a 4°C acima da média. No entanto, até o dia 26, espera-se que os termômetros retornem aos patamares normais para o período.